BIM: O que é e para que serve a Modelagem da Informação da Construção

Compartilhe

Seja você engenheiro, arquiteto ou fornecedor do mercado da construção civil, tenho certeza que já ouviu falar do BIM. Com o foco em esclarecer todas as suas dúvidas sobre essa metodologia, decidimos escrever um artigo abordando por completo esse tema.

Aqui você vai entender, não somente, o que é BIM, mas também qual a atuação da Otus Engenharia no mercado de trabalho. Acompanhe abaixo os tópicos deste artigo:

  • O que é BIM?
  • Qual o objetivo do BIM?
  • Dimensões do BIM;
  • Níveis de Maturidade;
  • Níveis de desenvolvimento do projeto (LOD);
  • Para quem é o BIM?
  • Quais os benefícios do BIM?
  • BIM no Brasil;
  • Aplicações do BIM.

O que é BIM?

BIM é um acrônimo, em inglês, formado pelas palavras Building Information Modeling, que quando traduzido para o português significa Modelagem da Informação da Construção.

Como o próprio nome expressa, o BIM permite a criação de modelos 3D que contém informações representando o empreendimento a ser edificado futuramente.

O processo de construção utilizando o BIM permite que o fluxo de trabalho das disciplinas de projetos de construção aconteça de forma colaborativa desde a sua concepção até o produto final.

Qual o objetivo do BIM?

O objetivo do BIM é criar um modelo virtual de um empreendimento que funciona como um “banco de dados”.

Não é apenas um projeto em 3D, é a utilização da representação tridimensional como um modelo de informações da construção.

Cada elemento que compõe a modelagem tem a ele agregado um material, uma quantidade, um custo, um desempenho e outras diversas informações, ou parâmetros, incorporados.

Essa modelagem de informação é o que define as “dimensões” do BIM. De maneira bem breve, iremos citar o que seria cada dimensão.

Dimensões do BIM

A base que envolve todo esse processo é a representação tridimensional, o tão conhecido com 3D, para que seja possível a análise dos elementos e das informações de forma mais realista. Contudo, não se engane, BIM é 3D, mas 3D não é BIM.

O 4D refere-se a agregar ao panorama do tempo ao modelo e pensamos em planejamento do processo de construção. Na sequência, o 5D relaciona a questão do custo, sendo assim possível o orçamento.

Seguindo esse processo, as dimensões do BIM estão crescendo cada vez mais conforme a necessidade de se tornar mais preciso todo o processo da indústria da construção.

Vale ressaltar que a Otus sempre foca em entender qual será a finalidade da modelagem para o empreendimento para que seja aplicado a dimensão do BIM de forma produtiva.

Níveis de Maturidade

O termo maturidade BIM existe para que as empresas da construção civil compreendam os passos que são necessários para a implementar a metodologia. Nesse processo temos do Nível 0 ao Nível 3.

  • Nível 0: também chamado de pré-BIM, sendo nele desenvolvido projetos em 2D;
  • Nível 1: aquele em que temos a implementação de modelos completos em 3D, mas a documentação está atrelada ao 2D;
  • Nível 2: evolução do nível anterior unido ao processo a colaboração das disciplinas;
  • Nível 3: nesse momento é que o trabalho seja colaborativo das disciplinas, tendo assim a interação de todas as disciplinas no projeto.

Diante dessa abordagem, as dimensões e o nível de maturidade BIM envolvem um novo termo chamado LOD.

Níveis de desenvolvimento do projeto (LOD)

O termo LOD, que em inglês é Level of development, se refere ao nível de desenvolvimento do projeto e se divide em 5 níveis, sendo de 100 a 500.

Isso significa que um projeto em que o LOD é 100 têm-se apenas os objetos em forma de massa aproximada ao modelo real. Já no LOD 500 é especificado de acordo com o que conterá na realidade.

Na prática, a definição do LOD é diferente para cada construtora, isso porque o nível de controle, de requisitos e de informações variam de acordo com a sua necessidade de aplicação. 

Por isso, é importante entender qual o processo interno da organização para saber qual o LOD aplicar na sua empresa.

Para quem é o BIM?

O BIM é para todos os profissionais da construção civil, mas é preciso aplicar de forma gradativa e ir seguindo os processos de amadurecimento.

Para que você entenda melhor para quem é o BIM, é importante primeiro conhecer os três pilares principais que envolvem essa metodologia: pessoas, processos e tecnologias.

A finalidade do pilar pessoas é alinhar e centralizar as informações de todos os envolvidos ao empreendimento, seja ele o dono do produto, os projetistas e também a equipe de execução no momento da obra.

Porém, o encontro de muitas informações pode dificultar o processo se todos esses dados não forem ordenados e mapeados no momento certo. É com base em um processo ordenado e bem definido que será possível um trabalho assertivo.

E agora, em que lugar entra a tecnologia? Tenho certeza que achou que a primeira coisa que íamos falar era sobre tecnologia não é mesmo!

O software é o mediador da metodologia BIM, é usando ela que todos conseguimos unir todas as informações das pessoas e criar processos para que chegue no produto final.

Quais os benefícios do BIM?

Já falamos muito sobre todas as partes teóricas do Building Information Model, a parte boa são os benefícios que a indústria tem sentido quando aplicado a metodologia na prática.

A Otus tem visto que voltado ao pilar de pessoas os mais beneficiados são os engenheiros de obra e orçamentistas. Vamos entender melhor como funciona o processo desses atuantes no mercado.

1. Orçamentistas

Antes do BIM, os orçamentistas vivenciam a forma de extração de quantitativos usando modelos 2D sem as informações necessárias para um orçamento realista.

Com o BIM, além de todo o processo de extração de quantitativos se tornar mais simples, ainda está atrelado a dados mais confiáveis ao processo, gerando valores de orçamento mais próximos ao real.

2. Trabalho do Engenheiro de obra

Quando perguntado a um engenheiro de obra o quanto um projeto BIM auxiliou durante a construção do empreendimento, com toda certeza você vai ouvir que teve menos dores de cabeça.

Se você já trabalhou em uma obra, sabe muito bem como é, e um projeto BIM é capaz de mapear muitos dos problemas que encontramos durante a obra em fase de projeto e tomar as decisões de forma antecipada.

Além disso, durante o processo do projeto BIM o engenheiro de obra é uma parte muito importante para trazer a realidade da execução.

3. Competitividade do mercado

Ah, a tão conhecida competitividade do mercado! Esse é o ponto chave do BIM, esse termo tem com ele atrelado a quantidade de tempo e produtividade da obra, e assim podendo gerar economia para as construtoras e incorporadoras. 

BIM no Brasil

No Brasil, a metodologia se difundiu com o apoio do governo. Por meio de um decreto, foi estabelecido estratégias nacionais para a disseminação do Building Information Modeling.

Conhecida como a Estratégia BIM BR, o objetivo foi promover da melhor forma uma evolução da metodologia no país no período de 10 anos. Para isso, foram criadas as etapas de implementação dentro do setor público.

Estabelecido esse processo, o governo federal considera que essa iniciativa fará com que o mercado de trabalho implemente o processo do BIM nas empresas, se preparando assim para aquisição dos softwares e cursos de formação.

Aplicações do BIM

Dentro do processo do BIM existem três macros atuações que Otus Engenharia trabalha para auxiliar no melhor gerenciamento do processo dos projetos em BIM.

Modelagem BIM

A modelagem BIM é a forma com que será apresentado o projeto. A pessoa responsável pela modelagem, podendo se assemelhar com o antigo cadista, podendo ser ela o projetista ou não.

Isso porque, muitos escritórios contratam modelistas para aumentar o fluxo de trabalho dos projetos. 

É na etapa de modelagem BIM que nos preocupamos com os requisitos de informação para que seja possível a extração de quantitativos a partir do modelo e seja feito o orçamento.

Coordenação BIM

A coordenação tem como objetivo gerenciar o desenvolvimento dos projetos e comunicação de todos os projetistas. Dentro desse setor de atuação é necessário que haja um coordenador BIM para garantir o fluxo do trabalho entre os projetistas.

Seguindo um dos pilares do BIM, o processo, a importância da coordenação é criar o processo para que cada disciplina trabalhe no momento certo. O método Otus garante que em cada fase do projeto os projetistas trabalhem de forma alinhada.

O coordenador do projeto também fica responsável por realizar a compatibilização dos projetos, ou seja, verificar quais são as incompatibilidades entre os projetos por meio do modelo federado. 

As interferências ou também conhecidas como “clashes” é detectada durante o processo de coordenação de projeto para que seja avistada antes que o projeto vá para a obra.

Gestão BIM

Nesse processo temos a união dos processos da modelagem e da coordenação, mas a função principal da gestão é controlar todos os processos. Na prática, o gerente é o responsável por estabelecer a integração entre todos os envolvidos.

Além disso, dentro do processo de gestão temos a necessidade da criação do PED, que é o plano de execução BIM que contém todas as informações de entrada dos projetos.

explore mais conteúdos:

Uncategorized

O que é e como montar o Plano de Execução BIM

Um dos maiores requisitos na indústria da arquitetura, engenharia e construção (AEC) é a gestão eficiente da informação fornecida pelos diversos envolvidos no processo e

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

Acreditamos que compartilhando experiências e conhecimentos o desenvolvimento do setor da construção civil será mais eficiente. Por isso, semanalmente temos novos conteúdos sobre inovação e o universo BIM! E para ficar por dentro de tudo é só se cadastras deixando seu e-mail a seguir. 

Preencha seus dados e em breve entraremos em contato com você!

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos atendentes

Logo Comercial

Falar com um especialista

Comercial
Logo Educação

Dúvida Cursos

Comercial
Logo Suporte

Suporte Alunos

Educação

Ao preencher o formulário você está concordando com a nossa política de privacidade.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no Whatsapp.
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no Whatsapp.
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no Whatsapp.