> Assista antes que saia do ar <

Assista essa aula e entenda um pouco mais sobre as possibilidades da metodologia BIM e como ela pode ser aplicada nos seus projetos.

Assistiu o vídeo e quer se aprofundar mais na metodologia BIM, clique no botão e conheça o método de gestão da Otus.

Uma das perguntas mais respondidas no mercado da construção civil nos últimos anos é:

O QUE É BIM?

Como o próprio nome já sugere, BIM é a modelagem da informação da construção, ou seja, nós temos um modelo virtual no computador que representa a edificação que vai ser executada lá na frente, e nós aqui na Otus costumamos dizer que esse modelo virtual é um banco de dados.

Mas porque um banco de dados? No BIM, uma parede sabe que ela é uma parede, ou seja, o elemento parede vai ter área, vai ter volume, vai saber o seu comprimento, pode até saber a sua capacidade térmica, entre outras informações que podem estar inseridas no modelo. Cada elemento possui várias informações, por isso que a gente tem um banco de dados e essas informações acabam sendo muito úteis durante o desenvolvimento do projeto e na execução da obra.



BIM não é apenas software!

 A metodologia BIM é representada por três pilares:

PESSOAS

FERRAMENTAS

PROCESSOS

Quem nunca ouviu o famoso: “BIM é REVIT”? Nós também já ouvimos muito mas quando nós nos aprofundamos na metodologia, entendemos que ele é um apoio, o software vem como último pilar da metodologia para unir os processos e as pessoas e fazer com que elas cheguem no final que a gente espera, então ele é o meio para que a gente chegue no resultado final.

Mas, quais são os benefícios
do BIM afinal?

Para Construtoras e
Incorporadoras

1 -Orçamentos mais assertivos

Com o BIM não é mais necessário levantar as quantidades de material na mão, o que é cansativo para o profissional de orçamento e gera muitos erros e divergências, então no BIM, quando bem pensado, vai entregar as quantidades da forma correta.

2 - Redução do trabalho do Engenheiro de Obra

Ou seja, ele pode dormir mais tranquilo à noite porque as soluções do projeto são pensadas na fase de projeto, então não é preciso chegar lá na obra e aí tomar uma decisão de alguma coisa que não foi muito bem pensada.

3 - Aumento da competitividade de mercado.

O BIM não só pode aumentar a competitividade das construtoras e incorporadoras no mercado como também pode gerar um aumento do lucro porque se a gente reduz o tempo, para de ter retrabalho na obra, não gasta mais material com atividade que precisou ser refeita porque veio uma atividade depois daquela e deu problema, realmente vai fazer sentido para as construtoras trazendo essa redução não só de tempo das pessoas mas também refletindo no bolso de quem está contratando esse serviço. 

Para desenvolvedores
de Projetos

1 - O fim dos cortes na mão

Com o BIM, os projetistas tradicionais: o arquiteto,  o hidrossanitário, o estrutural, por exemplo, não precisarão mais fazer perspectivas e cortes na mão. Com modelo BIM, você vai tirando as vistas que você precisa

2 -O retrabalho acaba.

A questão de reduzir tempo na obra também ajuda o contratado porque ele não vai mais precisar voltar no projeto durante a obra para resolver alguma coisa foi resolvida antes, então a comunicação dentro da metodologia BIM facilita muito a vida do projetista.  

3 - Processos automatizáveis

No BIM, os processos que podem ser automatizados, então muita coisa que é feita dentro do processo de projeto pode ser automatizada com o tempo, é claro, e feita de forma mais facilitada.

Gostou do conteúdo e quer se aprofundar mais na metodologia BIM, clique no botão e conheça o método de gestão da Otus.

Todos os direitos reservados © 2022
Otus Soluções em Engenharia LTDA
CNPJ: 32.911.524/0001-20

plugins premium WordPress
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no Whatsapp.
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no Whatsapp.

Precisa de ajuda?

Fale com um de nossos atendentes

Logo Comercial

Falar com um especialista

Comercial
Logo Educação

Dúvida Cursos

Comercial